A viagem do Douro à Internacionalização

O Projeto

VINHOS, ESPUMANTES, CASTANHA E AMÊNDOA DO DOURO

Projeto para o desenvolvimento e apoio à definição de novos modelos de negócio orientados para a internacionalização dos setores dos vinhos, espumantes, castanha e amêndoa, produzidos em altitude na Nuts III Douro, que visa a reorientação de produtos e serviços com elevado potencial de exportação para segmentos de mercado mais dinâmicos.

Contribuir para a melhoria dos processos de internacionalização dos setores dos vinhos, espumantes, castanha e amêndoa, produzidos na Nuts III Douro.
Identificar regiões de sucesso ao nível Internacional que se traduzam em boas práticas a implementar ou intensificar na Região do Douro;
Intensificar a promoção da oferta integrada de bens e serviços representativos dos setores dos vinhos, espumantes, castanha e amêndoa e consequentemente da Região do Douro, através de uma estratégia concertada de internacionalização;
Desenvolver e estruturar competências internas, para apoio às empresas nos seus processos de abordagem aos mercados;
Criar uma interligação dos setores com as entidades do meio científico e tecnológico para a exploração de novos produtos.

Ações do Projeto

Benchmarking do setor dos vinhos, espumantes, castanha e amêndoa

Identificação de um número alargado de casos de sucesso nos setores em questão ao nível Europeu e seleção de 3 regiões para estudo aprofundado;
Estudo e análise da estruturação e do desempenho dos setores nas 3 regiões selecionadas nomeadamente ao nível dos seus modelos de organização e cooperação entre entidades envolvidas no processo, métodos produtivos, tecnologias adotadas, dimensão das empresas, capacidades de produção, estratégias de marketing, cadeia de valor, recursos humanos, entre outros fatores.

Plano Estratégico de Marketing e de Promoção dos setores dos vinhos, espumantes, castanha e amêndoa

Realização de um plano de marketing que culmine num conjunto de ações estratégicas que visem aumentar o potencial de internacionalização dos produtos, capazes de tornar a região e o setor mais atrativos ao investimento, ao turismo e ao reconhecimento internacional.

Workshops de capacitação empresarial de apoio à internacionalização

Realização de 6 workshops, para discussão das problemáticas e divulgação dos estudos realizados e para capacitação empresarial de apoio à internacionalização nos setores dos vinhos, espumantes, castanha e amêndoa da região do Douro.

Promoção e disseminação do projeto

Realização de um seminário final, de encerramento do projeto, para apresentação e avaliação dos resultados obtidos e reforço da visibilidade do setor a nível nacional e internacional.

Ficha do Projeto

Contactos

Tem alguma dúvida?
Contacte-nos através do seguinte formulário