A viagem do Douro à Internacionalização

O Projeto

INOVAR PARA COMPETIR NO SETOR AGROALIMENTAR DO DOURO

Projeto para o reforço da capacitação empresarial das pequenas e médias empresas do setor agroalimentar da Região do Douro, fomentando a inovação como fator crítico de sucesso, inclusive ao nível da transmissão e sucessão de empresas familiares.

Pretende-se perceber o "state of art" da inovação no setor agroalimentar da Nuts III Douro e identificar áreas, produtos, serviços e metodologias que no Douro possam representar mais sucesso empresarial e comercial.

Este projeto propõe a realização de um documento de referência que evidencie boas práticas ao nível empresarial. O projeto visa, ainda, a realização de sessões de trabalho que promovam a modernização de processos e a inovação ao nível da gestão, contribuindo para o aumento da competitividade das pequenas e médias empresas do setor agroalimentar da Nuts III Douro.

Fomentar a inovação como fator crítico para a competitividade das pequenas e médias empresas;
Promover a capacitação empresarial, tendo em conta que a inovação é cada vez mais o resultado de processos de criação e combinação de conhecimento, tendo sempre presente as potencialidades do território e seus recursos.
Disponibilizar um conjunto de informação relevante que auxilie as empresas nos processos de inovação;
Divulgar boas práticas e casos de sucesso que possibilitem estruturar novas ofertas empresariais e explorar novos mercados;
Promover atividades conjuntas criando oportunidades de comunicação entre empresas facilitando dessa forma o desenvolvimento de atividades de cooperação respondendo, assim, ao desafio de escala que as empresas da Região enfrentam.
Dotar um maior número de empresas da Região de competências para incorporar e desenvolver novos produtos e serviços;
Apoiar a transmissão e sucessão de empresas familiares, promovendo a introdução de novas técnicas de gestão empresarial.

Ações do Projeto

Estudos e pesquisas de suporte ao projeto

"Estado de arte da inovação no setor agroalimentar na Região do Douro"
"Tendências de inovação no setor agroalimentar"
"10 casos de sucesso de inovação no setor agroalimentar"

Ações de identificação e sensibilização para os fatores críticos de competitividade

Informação e sensibilização para a Inovação como fator determinante da competitividade, promovendo a Inovação como chave do sucesso empresarial e elemento preponderante da estratégia da empresa, através de seminários, sessões de trabalho e elaboração e divulgação de manuais de boas práticas.

Ações de consolidação empresarial

Desenvolvimento de um programa integrado de ações de capacitação para pequenas e médias empresas, combinando a realização de sessões técnicas com ações de consultoria especializada que promovam a otimização de metodologias e processos de modernização e inovação ao nível da gestão.

Ações de apoio à transmissão e sucessão de Empresas Familiares

Ações de sensibilização, capacitação e apoio técnico especializado incluindo a realização de diagnósticos organizacionais, planos de ação e consultoria especializada na implementação dos planos de ação.

Ficha do Projeto

Contactos

Tem alguma dúvida?
Contacte-nos através do seguinte formulário